segunda-feira, 5 de maio de 2008

Semiótica, - comunicação através de signos (não é zodíaco)

“O perfume tem um poder de comunicação muito grande. Ele é capaz de dizer coisas sobre a personalidade de quem usa e suas intenções”, diz Helena Garcia de Gracia, gerente de perfumaria da Avon. As fragrâncias de frascos vermelhos – as embalagens, nesse caso, costumam refletir o conceito do produto – despertam o desejo no sexo oposto. “É comum que perfumes dessa categoria tragam na fórmula notas de madeira e sintéticas de animais”, diz Helena. Aí destaca-se também o âmbar gris – secreção biliar de baleias que, quando exposta ao sol, produz um perfume adocicado –, cujo cheiro é o que mais se assemelha ao odor do homem e da mulher naturalmente expelido na hora da conquista. O âmbar gris pode ser encontrado na composição do Midnight, masculino e feminino, da Avon, por exemplo. Pesquisa da Natura mostra que, para o homem, a fragrância é um elemento de sedução mais importante do que para a mulher. Os perfumes de frascos amarelos e esverdeados trazem os aromas cítricos, que proporcionam sensações de prazer e bem-estar. E as embalagens azuis e violetas guardam os cheiros mais versáteis, de madeiras claras e flores suaves, para agradar de dia e de noite.
No Brasil, as preferências por cheiros fogem do padrão europeu e americano. Os homens gostam das fragrâncias de madeira e de especiarias e as mulheres, geralmente, preferem os perfumes florais frescos. Por isso, muitas vezes optam por fragrâncias masculinas, que reúnem notas de madeira, uma mania tipicamente brasileira. Os franceses gostam de perfumes mais encorpados. Aí entram os florais, bem femininos, e aqueles que possuem toques orientais, mais adocicados. Perfumes com notas gastronômicas, que lembram o chocolate e a baunilha, como o famoso Angel, nasceram nos Estados Unidos e agora são tendência mundial. O Boticário lançou o Egeo Dolci, cuja embalagem é uma lata de bala, e ele esgotou nas prateleiras. Uma nova edição está programada para chegar às lojas em maio. UNISSEX Ao contrário das européias, as brasileiras gostam de usar perfumes masculinos
Por causa de nossa extensão territorial, os consumidores de cada região têm preferências diferentes, segundo pesquisa de O Boticário. A mulher do Norte e do Nordeste é apaixonada por lavanda, uma das mais antigas essências, que hoje está presente até em sabão em pó e produtos de limpeza. No Centro-Oeste, destacase o musk para as mulheres e o floral amadeirado e o chipre para os homens. No Sul e no Sudeste, reinam o floral amadeirado. Os maiores mercados são o Sudeste e o Nordeste.

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